Pesquisa revela quantidade ideal de sono para cada faixa etária

Bebês recém-nascidos necessitam dormir de 14 a 17 horas ao dia; Apartir do quarto até o décimo primeiro mês, de 12 a 15 horas. (Thinkstock/VEJA)

sonoUma boa noite de sono pode prevenir diversos problemas, como fadiga, falta de memória e concentração, ansiedade e depressão. Além de proporcionar mais energia e bem estar nas atividades diárias. A Fundação Nacional do Sono, nos Estados Unidos, analisou mais de 300 pesquisas para chegar a conclusão da quantidade de horas necessárias de sono para uma boa saúde, principalmente para bebês.

A análise das pesquisas concluiu que bebês recém-nascidos necessitam de 14 a 17 horas de sono diárias, enquanto bebês na faixa etária de 4 a 11 meses, entre 12 e 15 horas.


A medida que a idade aumenta, menos sono se necessita. Para crianças de 1 até 5 anos o ideal são de 10 a 14 horas de sono. Já dos 6 até os 13 anos, de 9 a 11 horas. Para adolescentes de 14 a 17 anos a indicação é de 8 a 9 horas.


Para adultos entre 18 e 64 a quantidade de sono necessaria para uma vida saudável continuou a mesma, entre 7 a 9 horas. Acima de 64 anos diminui para 7 a 8 horas de sono. Os resultados foram publicados no Sleep Health: Journal of the National Sleep Foundation.





"Temos muito que aprender a respeito 
do sono, sendo que um 
terço de nossa vida 
passamos dormindo." 



"Sabemos que para uma boa saúde física e mental é fundamental dormir bem, já as funções do sono para nosso corpo no momento ainda não foram descobertas." diz uma das autoras da pesquisa, Lydia DonCarlos, da Universidade Loyola de Chicago.