A Cúrcuma é uma especiaria indiana com propriedades surpreendentes e benefícios nutricionais que ajudam a curar e prevenir diversas doenças.

A cúrcuma é uma especiaria com cor, aroma e sabor marcante. Vêm de uma raiz herbácea pertencente à família dos gengibres, conhecida cientificamente como Curcuma Longa. É utilizada como tempero desde longa data, foi popularizado na Índia entre os anos 610 e 320 a.C, onde também era utilizado como corante de lã, por sua cor laranja / amarelo, devido à grande quantidade de cúrcumina.
Muitos séculos mais tarde se tornou uma das especiarias mais comuns utilizadas na culinária indiana, por suas qualidades como corante alimentar (especialmente em arroz e pratos de carne).
Proteje o fígado naturalmente
A cúrcuma é muito benéfica nos cuidados do fígado. De fato, usa-la como tempero é a maneira ideal para proteger o fígado de forma completamente natural, graças à presença de curcumina, ácido cafeico, borneol, eugenol e turmenona, que são substâncias com ação hepatoprotetora, que ajuda a protejer as células do fígado.
Também ajuda a cuidar da vesícula biliar, sendo um remédio natural para dissolver pedras na vesícula.
Tônico digestivo e benéfico para o estômago
O açafrão é um excelente tônico para o sistema digestivo, por isso, é muito interessante para facilitar e melhorar a digestão, especialmente quando quando esta lenta ou pesada, pois facilita a digestão de gorduras. Na verdade, o consumo também é muito útil no caso de dispepsia e especialmente em um tipo de gastrite crónica em que ocorre hipocloridria (falta de secreção de ácidos no estômago).
Propriedades anti-úlcera
Cúrcuma é rica em zingibereno, um composto ativo antiúlcera conhecido por suas qualidades. Ele também fornece 1-fenil-hidroxi-n-pentano uma substância capaz de estimular a secreção de suco pancreático, a gastrina e a secretina. Ela também ajuda a manter o pH gástrico.
Efeito anti-inflamatório
É conhecido através de vários estudos que a inflamação crônica desempenha um papel importante em quase todas as doenças, tais como doença cardíaca, cancêr, síndrome metabólica, e doenças degenerativas tais como a doença de Alzheimer.
Portanto, é muito importante para combater a inflamação crônica e assim prevenir-se muitas doenças.
Aqui entra a curcumina, que é uma excelente anti-inflamatória, tendo a mesma eficácia que medicamentos anti-inflamatórios, o que foi confirmado por vários estudos.
Açafrão proporciona um efeito anti-inflamatório útil na redução dos sintomas associados com a artrite reumatóide e síndrome do túnel cárpico. Isto é demonstrado por inúmeros estudos científicos que confirmaram as propriedades anti-inflamatórias da curcumina.
A Curcumina atua a nível molecular para reduzir a inflamação. Atinge o bloqueio da molécula NF-KB, que se move ao núcleo das células e tornam-se genes inflamatórios. A NF-kb desempenha um papel importante em muitas doenças crônicas.
A cúrcuma tem grandes propriedades antioxidantes
Também sabe-se que o dano oxidativo provoca o envelhecimento e a doenças.
Isso é causado por radicais livres, moléculas reativas com elétrons desemparelhados.
A curcumina, que têm excelentes níveis de antioxidantes que ajudam a proteger contra os radicais livres, uma vez que neutraliza a sua estrutura química e consequentemente seu efeito nocivo no organismo.
A curcumina também ajuda a aumentar a atividade de enzimas antioxidantes que nosso corpo produz de forma natural.
Portanto, a curcumina fornece uma grande capacidade antioxidante contra os radicais livres.
Curcumina melhora a função cerebral
No passado, acreditava-se que os neurónios não eram capazes de se dividir e multiplicar uma vez passado a fase da infância.
Hoje sabemos que isso não é assim.
Os neurônios são capazes de formar novas conexões, e também podem se multiplicar e aumentar em número.
Um dos principais impulsionadores deste processo é fator neurotrófico derivado, um tipo de hormônio de crescimento que funciona no cérebro.
Muitos problemas cerebrais são consistentes com uma diminuição nos níveis deste hormônio, incluindo a depressão e é a doença de Alzheimer .
Outra vez, a curcumina entra em ação, pois é capaz de aumentar os níveis cerebrais deste hormônio, ajudando a reverter muitas doenças cerebrais relacionadas à idade.
Ajuda a prevenir o câncer
Outra doença grave que, infelizmente, muitas pessoas sofrem é o câncer, que é o crescimento anormal de células.
Foi demonstrado em vários estudos que a curcumina é benéfica no tratamento de câncer. Pode afetar positivamente o crescimento do cancro, o seu desenvolvimento e difusão a nível molecular.
Nestes estudos, verificou-se que a curcumina ajuda a reduzir a angiogénese (crescimento de novos vasos sanguíneos em tumores), e metástases (propagação do cancro), em adição a favorecer a morte de células cancerosas.
Diferentes estudos demonstraram que a curcumina faz reduzir o crescimento de células cancerosas e inibir o crescimento tumoral.
Conclusão
Além de todos esses benefícios citados acima, a curcumina, por ser um potente anti-oxidante, ajuda a atrasar o envelhecimento, visto que protege o organismo contra o efeito oxidativo e inflamações, mantendo o organismo equilibrado e mais preparado para lidar com inflamações, o que consequentemente favorece contra o envelhecimento das células.